segunda-feira, 3 de maio de 2010

[especial] Ubuntu Linux 10.04 LTS


O Casper Vox no Firefox 3.6.3 rodando no Ubuntu 10.04 LTS

Já virou tradição, o Vox mais uma vez apresenta o que há de novo no Ubuntu 10.04 LTS. Como sempre, as novidades no Ubuntu vem a "conta gotas", mas nessa versão que terá suporte estendido (LTS - 10.04 vai substituir a 6.06) vem com poucas e boas alterações, e um visual totalmente renovado! Confira.


As imagens a seguir estão em miniaturas, clique sobre elas para ampliar!


No dia 29/04 a Canonical liberou a versão final do Ubuntu 10.04, um novo release da distribuição linux mais usada do mundo. Por ser um distro que tem circulo de vida de 6 meses, historicamente cada release do Ubuntu traz poucas inovações, que só podem ser avaliadas em sequência.

Desde da versão 9.04 e que se confirma na 10.04 é que a Canonical abandonou de vez o visual "laranja" e investiu num visual mais parecido com o do MAC OS X e do Windows Vista. Mas isso não é tudo, ouve várias mudanças, que:


* Mudanças Internas


A nível de hardware, para quem tem placas de vídeos da Nvidia, uma boa noticia, o ubuntu 10.04 tem suporte nativo a todas a placas dessa fabricante, incluindo as poderosas GForce. Outra mudança interna importante foi a implementação do sistema de arquivo ext4 e de alguns componentes, como uma ferramenta para compartilhar pastas em rede, melhoramento da ferramenta de instalação em pen drives e em pequenos ícones na barra de notificação.


* Boot: Muito rápido quando instalado no HD



As duas telas acima são do boot no live CD. A primeira imagem é o tradicional menu de boot, assim como nas versões anteriores, permite você escolher o idioma da instalação e outros. Ambas telas estão com fundo roxo, algo bem brega, mas que combina com o novo tema. É visível também a mudança do logo do ubuntu.

Se você instalar o Ubuntu no PC, vai perceber algo extremamente positivo. O Boot está muito rápido. Instalei o Ubuntu em duas maquinas razoáveis (um com processador Core2Duo e outro com AMD Atlhon X2, ambos com 1 GB de RAM e disco de 7200 rpm), e o boot levou no máximo de 15 segundos!


Isso mesmo, 15 segundos, nem apareceu o splash de tão rápido. No meu PC o splash piscou, foi 20 segundos. Algo que não tinha causado efeito na 9.10, está funcionando muito bem na 10.04!


* Um novo tema ... adeus ao laranja



A tela aí de cima, lembra uma cria entre o Windows Vista e o Mac OS X, claro, como o desktop é o Gnome, está mais para o Mac. Seja como for, o Ubuntu abandonou de vez aquela aparência de 'coisa velha', porém, se você gosta muito dos temas antigos, eles podem ser restaurados pelas configurações de aparência.

Gostei do tema, mas nas janelas ele segue o padrão antigo, onde os botões de maximar, minimizar e fechar estão na parte esquerda da barra de títulos, e não na direita, como antigamente ou no Windows. Isso causa um pouco de confusão, que sinceramente eu não gosto. Mesmo assim, é um tema bonito e agradável, claro, o papel de parede é bem "cherguei", é só você substituir o papel de parede e pronto!


* O GIMP se foi ... agora é com o F-Spot



O GIMP, que é sim, um substituto bom ao Photoshop (não tão completo, mas ainda vai chegar lá), foi retirado dessa versão do ubuntu, não significa que você não possa instalar ele, se você usa, é só ir na central de programa e instala-lo. A equipe do ubuntu colocou o F-Spot, um espécie "Microsoft Office Picture Manager" ou o IrfraView, um programa de visualização e um pequeno editor de imagens.

Eu gostei desse programa, para os usuários mais leigos, facilita muito, pois para um usuário comum abrir o GIMP pode ser um pouco assustador. Foi uma boa escolha.


* Utilitário de unidades - um mini "Norton Utilities"



Se você é um usuário da época do Windows 95/98 deve se lembrar do Norton utilities, que tinha várias ferramentas de manutenção e diagnósticos do sistemas, incluindo os discos.

O Utilitário de Unidades centraliza muitas operações com discos em uma única interface, confesso que não é uma ferramenta para usuários leigos, já que tem muitos dados e ferramentas técnicas, mas para nós da área de TI, é uma mão na roda.


* Uma força para seu scanner



Esse simples utilitário para escanear uma imagem ou documento é "duas mãos" na roda. Já existe desde muito tempo o suporte de impressão, quem é bom e compatível com a maioria das impressoras, e agora tem esse pequeno programa.

Eu fiz um teste com o meu multifuncional Samsung SCX-4200, e funcionou corretamente. É uma scanner TWAIN/USB, agora, não sei se funciona em scanner antigos com interface LPT ou SCSI.


* Conclusão


O projeto continua firme e graças a deus continua nos trilhos, sempre conservador, mas sempre com melhoras significativas, mesmo que pequenas. Ainda é disparado a distro linux mais fácil de usar, com todo respeito a todas as outras distros. Eu recomendo. Você encontra o Ubuntu 10.04 LTS no site ubuntu.org.


Lei nossos especiais anteriores:


-> Ubuntu 9.04

-> Ubuntu 9.10

2 comentários:

Valmir disse...

Muito boas as observações. Só tenho a acrescentar o suporte nativo aos IPodTouch e IPhone que ficou muito bom!

Casper disse...

Bem lembrado Valmir!

Como eu não tenho nem ipod e nem iphone, infelizmente não vai dar para demonstrar essa nova funcionalidade do ubuntu.

Obrigado pelo comentário e pela audiência e desculpe pela demora para aceitar o comentário :D

Casper

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.